5 motivos para celebrar e um pedido para o dia da mulher
10/03/2020 0

O Dia da Mulher é uma data que simboliza muitas batalhas e conquistas ao longo da história. Parece estranho pensar que mulheres tiveram que lutar até a morte por coisas que hoje temos como garantido, como é o caso dos direitos ao voto, educação superior e trabalho.

Contudo, ainda temos muito pelo que lutar, incluindo por respeito, igualdade e independência, dos homens e dos padrões que nos são impostos. Por isso, vamos listar aqui motivos para se desprender do que te machuca, celebrando a beleza que há em você, sem qualquer necessidade de se adequar.

Veja agora 5 motivos para celebrar a mulher que você é:

1 – Cada pessoa é única e isso inclui você

Sabe quando uma amiga está se sentindo pra baixo e você tenta animá-la, mostrando todas as qualidades que ela tem e o quanto ela é especial? Se você faz isso por ela e sabe que é tudo verdade, o que impede que faça o mesmo por você?

Sim, você é uma pessoa especial e maravilhosa, do jeito que é. Você não precisa estar em um padrão de beleza ou status social para merecer respeito, atenção ou aprovação dos outros, porque não somos objetos produzidos em larga escala, somos pessoas reais, mulheres reais e sim, únicas em nossa essência.

2 – A vida não é uma competição

As vezes, passamos a vida toda querendo ser a melhor em tudo. A mais bonita, mais divertida, mais interessante, mais bem-sucedida. Mas isso é um grande erro!

Primeiro, não precisamos de aprovação. Segundo, ninguém tem o poder e a capacidade para julgar você e todas que estão ao seu redor. A vida não é um ranking, um top 10 mulheres com mais seguidores ou mais curtidas.

Tudo que essa competição faz é nos dividir, nos distanciar. Porque eles sabem que, se nos unirmos, eles vão precisar nos reconhecer. Não deixe o medo deles, dos homens e da sociedade, impedir você de estender a mão ou mesmo o ombro amigo para outra mulher se apoiar.

Juntas somos mais fortes!

3 – Você não precisa se pressionar tanto

“Meu cabelo é horrível”, “sair sem maquiagem jamais” ou “um dia eu vou ser magra igual a atriz da novela”. Colocar metas impossíveis e defeitos para se aceitar tem um custo muito alto que você definitivamente não tem que pagar.

A nossa saúde física e psicológica sofre muito com isso. 

Dê uma folga pra si mesma, deixe que falem, que julguem, você não é só um rostinho maquiado, um cabelo da moda ou uma modelo do Instagram, é um mulherão que demanda respeito com qualquer roupa, qualquer cabelo e sem importar o número da balança.

Isso porque, quanto mais isso te preocupar, mais exausta, frustrada e longe da autoaceitação você estará.

4 – Autoestima alta é uma delícia

Nada como acordar e sentir que pode tudo! E não é sobre ser perfeita, mas ser feliz, disposta e capaz de fazer acontecer. E acredite, você pode tudo isso!

Para experimentar essa sensação, você precisa demonstrar respeito e admiração por ser do jeito que é. Pode listar seus defeitos o quanto for, mas aceite-os e nunca deixe de valorizar as coisas boas que tem a oferecer.

Lembre-se ainda que é normal se sentir mal de vez em quando, dias ruins acontecem e você tem tudo para superá-los. Caso sinta dificuldade extrema em vencer a baixa autoestima, não sinta vergonha de procurar ajuda profissional. Psicólogos são profissionais capacitados para ajudar você a encontrar o seu bem-estar.

5 – Dê visibilidade a uma mulher

Aqui temos uma verdade amarga, que toda mulher sabe e normalmente evita reconhecer. 

Homens, como sociedade, não gostam da imagem de uma mulher poderosa. 

Já viu quantas representações femininas se resumem à estética e ao seu papel no lar? Quantos “Dias da Mulher” foram celebrados com mensagens sobre como somos belas, femininas e cuidamos bem da casa?

Lógico que uma nova sociedade é algo que requer muita luta, mas uma atitude que podemos começar a valorizar desde já é a de valorizar os feitos de mulheres em todos os âmbitos da nossa sociedade.

Educação, Saúde, Economia, Política, Consciência Ambiental, todas essas áreas têm exemplos de grandes mulheres, que muitas vezes tiveram seus feitos apagados por simplesmente serem mulheres.

E não para por aí, temos sim exemplos no mundo da Beleza, Moda, Culinária e Cultura que servem de lição de vida e motivação. Cada uma em sua área merece reconhecimento por seus feitos e você pode fazer parte desse movimento!

Nosso pedido para o Dia da Mulher (e todos os outros dias também)

Com esses motivos, queremos fazer um pedido para todas que nos seguem e que leram até o fim. Compartilhe uma foto de uma mulher que você admira, seja alguém que você conhece ou mesmo uma profissional do seu ramo.

Simples assim, sem hashtags, sem mensuração e sem julgamentos. Mostre como você conheceu essa personalidade, o que fez a sua admiração crescer e como as pessoas podem acompanhar e reconhecer o que ela construiu em sua carreira, em sua vida.

Cada atitude tem seu impacto. Mudar o mundo às vezes parece uma realidade distante, mas toda mulher que vive hoje, desfruta e é um símbolo das que batalharam antes delas. É isso que cada uma de vocês representa e é isso que também podem alcançar, garantindo que as mulheres que nascem hoje, tenham um futuro mais justo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *